Podcast #38: Minha opinião sobre a Liberdade de Expressão


Falando de Coisas
Falando de Coisas
Podcast #38: Minha opinião sobre a Liberdade de Expressão
/

Nós sabemos que a Liberdade de Expressão é um direito fundamental na sociedade e que nos permite manifestar nossas opiniões sem medo de represálias por terceiros. Igualmente, autoriza que as informações sejam recebidas por diversos meios, de forma independente e sem censura.

Em outras palavras, a Liberdade de Expressão significa o direito de exteriorizar a opinião pessoal ou de um grupo em específico, sempre com respeito e respaldada pela veracidade de informações. É importante pontuarmos inclusive que é um direito é garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pouco mencionado nesses momentos.

Versão em vídeo no novo formato:

Na prática, a relação entre a mídia e a liberdade de expressão é essencial para vivermos em uma sociedade evoluída e com opiniões que façam jus à democracia, pois ela reúne os meios que alargam as possibilidades das mais variadas manifestações como a escrita e a expressão plástica.

O direito de se expressar não indica que não haja imposição de limites éticos e morais. Assim, a calúnia não é permitida, bem como atos de injúria, pois desta forma há direitos que deixariam de ser preservados.

Por essa razão, resolvi gravar esse episódio especial falando sobre a preservação dos direitos de expressão em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet. Aproveito também para mencionar a recente aquisição do Elon Musk da rede social Twitter, repleta de controvérsias. Espero que goste! 🙂

Confira o episódio e compartilhe com os amigos!

Meu nome é Juan de Souza, tenho 22 anos, sou empresário, investidor, blogueiro, streamer e podcaster. Comecei o meu primeiro negócio aos 10 anos de idade, utilizando uma conexão discada no Brasil. Fundei negócios de sucesso como o TFX, Sonia Ideias, Juan de Souza Media, EcoVision e Coliseu Geek.